26 de novembro de 2008

Seminário com povos indígenas

Representantes de 11 etnias indígenas - Xucuru, Atikum, Truká, Pankará, Pipipã, Kambiwá, Tuxá, Pankararu, Kapinawá, Fulni-ó e Pankaiuká - participam, de hoje até sexta-feira, na Aldeia Capim de Planta, em Pesqueira, do 1o Seminário de Assistência Técnica Indígena de Pernambuco. O encontro, pioneiro no Nordeste, será aberto pelo secretário Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira. O objetivo é elaborar uma proposta de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater específica para os povos indígenas.
“A proposta é que os grupos indígenas participantes saiam do encontro com um plano de Ater que priorize as reais demandas desses povos”, disse o gerente geral de Agricultura, Gutemberg Granjeiro. “Para atingir essa meta, os temas tratarão das políticas públicas de assistência técnica existentes e o acesso das tribos - cada uma dentro de suas especificidades -, aos programas e projetos que proporcionarão o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades”, explicou.
Gutemberg destacou que a partir da implantação de uma proposta de Ater que considere as características indígenas, especialmente a cultura desses povos, os empreendimentos produtivos vão ser potencializados. “Também surgirão novas oportunidades, que vão inserir essas comunidades em mercados diferenciados de atividades agrícolas e não-agrícolas”.
O técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, e articulador da Rede de Ater Indígena do Estado, Iran Ordônio, disse que todo o trabalho voltado para a realização do seminário foi participativo. “Os próprios indígenas elaboraram a pauta e a metodologia do encontro e isso vai legitimar os resultados”, ressaltou ele, que é descendente Xucuru. Em Pernambuco existem 191 aldeias com população de 41,7 mil índios.
Participam das discussões representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste - Apoinme, UFRPE, UFPE, UPE, Prorural, Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Centro Josué de Castro, Centro de Desenvolvimento e Apoio aos Municípios e Comunidades - Cendap, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional - Consea-PE, Funai e Funasa.
Fonte:
CEPE

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...