8 de novembro de 2008

Estudantes de escolas públicas debatem direitos à cidadania

Ao som da Orquestra Cidadã Meninos do Coque, composta pelos alunos das escolas Monsenhor Leonardo Barreto e Nossa Senhora do Carmo, foi aberto o 2o Seminário Infantil de Direitos Humanos, realizado durante dois dias, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Aída Monteiro, ressaltou, ao abrir os trabalhos “que é preciso despertar na criança o sentimento de respeitar e ser respeitada, pois acreditamos que a formação de cidadãos mais conscientes começa ainda na infância”.
A gerente de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Zélia Porto, informou que o encontro, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, teve como objetivo promover a democracia, além de valorizar a participação social infantil. “Através dessa iniciativa, mostramos às crianças, desde cedo, os seus direitos e deveres e com isso poderemos proporcionar a formação de cidadãos mais críticos e conscientes”, disse.
Como parte da programação de atividades, os alunos foram distribuídos em dez salas, onde foram ministradas oficinas, que abordaram os direitos básicos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, que está completando 18 anos. Em pauta, temas como o respeito à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à convivência familiar, à educação, à cultura e à profissionalização. As atividades aconteceram das 8 às 12 e das 14h às 18h e cada oficina contou, em média, com a participação de 35 estudantes.
Na oficina Direito à Família e Convivência Comunitária, ministrada pela pedagoga Fabíola Diniz, da Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros, em Santo Amaro, por exemplo, foi utilizada como ferramenta de trabalho a literatura. Com base na história do “Patinho Feio”, os alunos abordaram a discriminação e a importância de valorizar o ser humano como ele é, e não por sua aparência.
A preocupação com a formação para a cidadania fez com que o seminário crescesse em importância e abrangência. Em 2007, participaram de evento semelhante oitocentas crianças que estudam em escolas das quatro Gerências Regionais de Educação Recife (Sul e Norte) e Metropolitana (Sul e Norte). Este ano, foram 1,3 mil estudantes, entre eles, alunos de 4 a 6 anos, vinculados às escolas de Educação Infantil Bernard Van Leer, Nilo Pereira, Jardim Ana Rosa e 14 Bis.
Fonte:
Diário Oficial de PE

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...