8 de novembro de 2008

Meio ambiente foi tema de curso promovido pelo PROMETRÓPÓLE

Uma comunidade saudável é resultado da prática de hábitos individuais e coletivos, sanitariamente corretos, que permitem uma maior integração e responsabilidade de seus moradores com a melhoria da qualidade do meio ambiente. Neste sentido, nos dias 04 e 05/11 foi realizado, pelo Programa de Infra-Estrutura em Áreas de Baixa Renda da Região Metropolitana do Recife (RMR) – PROMETRÓPOLE, em parceria com a Prefeitura de Olinda, o encerramento do Curso de Reeditores Sócio-Ambientais na comunidade de Passarinho. As aulas tiveram duração de dois meses.
Nos dois dias de evento, o PROMETRÓPOLE apresentou um vídeo feito com fantoches e produzido pelos alunos do curso. O material, que foi exposto na Escola Vereador José Mendes, na comunidade de Passarinho, e na Escola Municipal Alto da Macaíba, no Alto da Macaíba, falou sobre a importância da coleta seletiva. A ação atraiu alunos de diversas faixas etárias e teve como principal objetivo conscientizar as pessoas a cuidar do meio ambiente. “Estou muito feliz com o apoio do Programa. A gente já vinha fazendo esse tipo de trabalho aqui na comunidade e essa iniciativa reforçou o nosso compromisso. A linguagem do vídeo foi acessível para as crianças entenderem bem a mensagem”, comenta Givasan Silva, diretora da Escola Municipal Alto da Macaíba. O curso envolveu aulas práticas e teóricas, que trouxeram noções sobre meio ambiente, resíduos sólidos, transformações do ambiente urbano, legislação ambiental, entre outros. A idéia é que as comunidades adotem hábitos e práticas adequadas do ponto de vista sanitário e ambiental, necessários à sustentabilidade das ações urbanas estruturadoras implantadas. Segundo o coordenador do curso, Luiz Henrique Alves, a oficina teve o resultado esperado. “Estou muito feliz, pois além dos alunos de Passarinho, conseguimos envolver diversas comunidades como: Alto da Macaíba, Alto da Bondade, Córrego do Abacaxi, Dois Unidos e Caixa d’água. Isso foi extraordinário”, comemora.

Fonte:
Secretaria de Planejamento e Gestão/PE

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...