11 de novembro de 2008

Garantia-Safra é tema de encontro

Representantes estaduais do Garantia-Safra da Região Nordeste estão reunidos, desde ontem, em Natal, Rio Grande do Norte, com a Coordenação Nacional do Programa e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA para definir os prazos de pagamento das parcelas do benefício da safra 2007/ 2008.
De acordo com o representante da Secretaria de Agricultura, Sebastião Soares, para efetivar a liberação do benefício, o MDA precisa publicar decreto no Diário Oficial da União. Cada trabalhador beneficiado recebe cinco parcelas de R$ 110,00. “Para isso, o agricultor deve comprovar perda acima de 50% da safra, em virtude do excesso ou falta de chuvas”, acrescenta Soares.
Em Pernambuco, mais de 78 mil agricultores familiares se inscreveram no Programa Garantia-Safra 2007/2008. “Destes, cerca de 85% poderão receber o dinheiro do seguro”, estima Soares. Ele lembra que para agricultor receber o seguro, o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA deverá emitir laudo técnico, comprovando a perda, além da emissão de parecer do MDA
A safra 2008/2009 também será analisada no Encontro. Os participantes vão mostrar os novos números de adesão do Garantia-Safra e as dificuldades encontradas de cada Estado para ampliação de prefeituras e agricultores no Programa. “Cerca de 106 mil trabalhadores da agricultura familiar de Pernambuco já aderiram à nova edição” afirma Soares.

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...