1 de julho de 2008

Prefeitura oferece oficinas de audiovisual em software livre

A partir dessa segunda (30) até a sexta (04) o Cine Olinda estará de portas abertas para realização de mais oficinas de audiovisual. Em parceria com o instituto Intercidadania, a Secretaria de Patrimônio, Ciência, Cultura e Turismo (Sepacctur) disponibiliza duas oficinas em software livre voltadas para vídeo e áudio.
As oficinas visam oferecer um treinamento básico em Técnicas de Animação (pixilation e massinha), Edição em Gimp e Blender e Produção Básica de áudio com Software Livre. Serão abordados ainda temas como: Fundamentos de Sofware Livre e Cultura Livre. As inscrições ainda podem ser feitas na Diretoria de Cultura, rua São Bento, 160, Varadouro. O telefone para informações é o 3305-1149.
De acordo com a diretora de cultura, Clarisse Andrade, a área de Audiovisual é uma das que mais cresce no ramo da cultura. “Tendo em vista o baixo número de profissionais especializados nessa área, a oficina amplia o campo de trabalho dos interessados”, complementou.
A oficina de Animação em Software Livre voltada para vídeo será ministrada de 8h30 às 11h30, pelo webdsigner Vitor 3D. Nela, serão abordados conceitos básicos do software livre e da animação, produzida com ferramentas livres através de exemplos e exercícios praticados pelos alunos, bem como faz uma breve introdução ao uso de ambientes colaborativos para documentação e publicação dos trabalhos através da mídia digital.
Já a oficina de Sound Designer com Software Livre acontecerá à tarde de 14h30 às 17h30 e será ministrada por Felipe Machado, do Pontão de Cultua Digital. Nela, serão definidos e contextualizados, com exemplos práticos, os termos empregados na produção de áudio (samplerate, bitrate, estereofonia, timbre, tom, acústica, freqüência) e explicados o funcionamento do computador e dos periféricos (microfones, amplificadores, mesas-de-som, cabos) utilizados para a gravação. Serão apresentadas também plataformas de gerenciamento da placa de som (qjackctl), gravação/ edição/ mixagem (audacity, ardour), composição (hydrogen, lmms, zynadd) e plugins para mixagem.
Programação - Manhã
1º DIA - 09/06/2008 (segunda-feira) – 8:30 às 11:30.
Apresentação.
Conceito de modelagem e animação 3D.
Exemplos de animação 3D.
Mercado local (PE) .
O que é o Blender?
Por que utilizar o Blender como ferramenta de trabalho?
Material sobre Blender.
Etapas de produção de uma animação 3D
2º DIA - 10/06/2008 (terça-feira) - 8:30 às 11:30.
Introdução ao Blender (Interface).
Navegação.
Inserção de objetos.
Modificação de geometria.
Atividade prática
3º DIA - 11/06/2008 (quarta-feira) - 8:30 às 11:30.
Materiais (cores e propriedades).
Luzes.
Iluminação de 3 pontos.
Iluminação Global (Ambient Occlusion).
Render.
Atividade prática
4º DIA - 12/06/2008 (quinta-feira) - 8:30 às 11:30.
Animação.
Conceitos de animação.
Framerate.
Keyframe.
Animação simples.
NLA Editor.
Ipo Curve Editor.
Animação com curvas.
Atividade prática
5º DIA - 13/06/2008 (sexta-feira) - 8:30 às 11:30.
Armature.
Cinemática.
Rig.
Exemplos.
Shape Key.
Exemplos.
Esclarecimentos
Programação - Tarde
1º DIA - 09/06/2008 (segunda-feira) - 14:30 às 17:30.
Equipamentos/periféricos;
Compreendendo o som;
2º DIA - 10/06/2008 (terça-feira) - 14:30 às 17:30.
Trabalhando áudio com softwares livres:
1. Jack & Qjackctl
2. Audacity
3. Ardour
4. Hydrogen
5. Zynaddsubfx
6. Jamin
3º DIA - 12/06/2008 (quinta-feira) - 14:30 às 17:30
Gravando, editando e mixando;
Gravação e dublagem.
4º DIA - 13/06/2008 (sexta-feira) - 14:30 às 17:30.
Técnicas de Sonoplastia;
Criação de trilhas sonoras.
5º DIA - 14/06/2008 (sábado) - 14:30 às 17:30.
Mixagem e Masterização de som para Vídeo/Animação;
Divulgação de produção multimídia na internet.

Fonte: Site da PMO
Texto: Ana Paula Gomeze
11h50 - 30/06/2008

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