24 de julho de 2008

Caminhada do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em Olinda

O Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha (25 de julho) é marcado nesta sexta-feira por Caminhada em Olinda. A iniciativa é do CENDEMPA - Centro de Defesa da Cidadania e dos Moradores de Parassarinho, que com o ato público pretende construir um alerta visível à sociedade para as condições de opressão de gênero e étnico-racial vividas pelas mulheres negras nos países da América Latina e no Caribe.

A concentração para a caminhada acontece, às 14h, na Praça do Carmo, com apresentação do Afoxé Ogbon Oba. Às 16h, os/as participantes seguem até a sede da Prefeitura de Olinda. Durante a concentração e trajeto, mulheres negras falarão sobre a importância da data internacional e de temas como violência contra mulher, discriminação, Mulher negra e AIDS e candomblé. A caminhada termina com saudação aos orixás, culto com tradicional banho de pipoca e várias apresentações culturais. A caminhada conta com apoio do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), SOS Corpo, Prefeitura de Olinda, Etapas, entre outras entidades.

DATA - O Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.
Serviço1ª Caminhada do Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha Concentração, às 14h, na Praça do Carmo em Olinda
Contato CENDEMPA: 3327-2950

Fonte: CCLF, com informações do CENDEMPA
Publicado em 24.07.2008

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...