9 de junho de 2008

Vídeo Pipas no Ar

Pais, professores e familiares de adolescentes com necessidades especiais têm dificuldades para entender e orientar a manifestação da Sexualidade e os Direitos Reprodutivos desses jovens. Para apoiá-los nessa tarefa, o projeto PIPA-Prevenção Especial e a APTA (Associação de Prevenção e Tratamento da Aids) lançaram em 2005, o kit Pipas no Ar, composto de vídeo e cartilha de suporte pedagógico neste setor.
Agora o vídeo “Pipas no Ar” encontra-se disponível para ser assistido na Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, um site da Escola do Futuro da USP.
O material inédito no Brasil foi produzido com o apoio da UNESCO e da organização CarpeDiem, que oferece Educação Complementar a jovens portadores de Síndrome de Down e deficiência mental. O vídeo - com músicas cedidas pelo compositor Lenine - exibe oficinas realizadas com jovens, pais e professores.
"Derrubar o preconceito que envolve os chamados direitos reprodutivos de jovens especiais foi a primeira conquista do Projeto Pipa", explicam as psicólogas Fernanda Sodelli e Lilian Galvão, fundadoras do projeto e coordenadoras do material pedagógico destinado aos educadores. "Eles querem se conhecer, namorar e sonhar como todo jovem, mas, muitas vezes, educadores nem os pais nem se dão conta disso".
O projeto começou em 2004, apoiado pela GTZ - órgão de cooperação do governo alemão - com uma pesquisa realizada em parceria com as secretarias municipais e estadual de São Paulo. A produção dos materiais ganhou um subsídio da UNESCO.
PIPAS NO AR
Direção, imagens e edição: Paulo Baroukh
Roteiro e concepção: Paulo Baroukh
Fernanda Guilardi Sodelli
Lilian Galvão
Fonte: Mapa do Terceiro Setor (www.mapadoterceirosetor.org.br)

Um comentário:

Paulo Baroukh disse...

O novo link para este vídeo "Pipas no Ar" é: http://pbvideo.blogspot.com/2006/11/pipas-no-ar.html

Paulo Baroukh (diretor do vídeo)
baroukh@interpsic.com.br

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...