13 de junho de 2008

Seminário mostrará resultados do PAA


Iniciativa, que completa cinco anos, já atendeu 432,8 mil produtores e assegurou alimentação a 24,4 milhões de brasileiros.
Os números são do tamanho da realidade brasileira. Desde 2003, quando foi criado, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) já investiu R$ 1,5 bilhão. Os recursos foram destinados a 432,8 mil agricultores e os produtos adquiridos chegaram a 24,4 milhões de pessoas. Os resultados desta iniciativa serão avaliados no Seminário PAA-Balanço e Perspectivas, que acontece de 16 a 18 de junho, em Brasília.
O PAA é uma das ações do Fome Zero que, de um lado, adquire por preço justo alimentos de agricultores familiares e, de outro, distribui os produtos aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social e alimentar. O objetivo é promover o direito humano à alimentação adequada e assegurar o princípio da soberania alimentar do País. "O PAA é um sucesso e explica por que com tão pouco dinheiro se consegue um resultado tão importante", enfatizou o presidente Luiz Inácio Lula, ao assinar, no ano passado, o pacto com governadores e entidades para melhorar a vida de crianças e adolescentes da região do semi-árido.
O Programa paga a cada produtor R$ 3,5 mil, por ano, na área agrícola, e o mesmo valor, por semestre, no caso do leite. Para que os agricultores sejam atendidos e os alimentos cheguem aos pratos de milhares de brasileiros, o PAA envolve ações dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Educação, Fazenda, Planejamento, a Companha Nacional de Abastecimento (Conab), além de estados e municípios.
Participam do seminário, que começa às 10 horas do dia 16, ministros, presidentes de autarquias, gestores municipais, estaduais e federais, conselheiros de segurança alimentar e nutricional, movimentos sociais e sindicais e organizações voltadas ao combate à fome. A expectativa é de um público de 450 pessoas de todo o País. O evento é promovido pelos Ministérios que executam o programa, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Seminário PAA

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...