9 de junho de 2008

Olinda recebe o Menino Maluquinho

Na próxima terça-feira (10), a criançada de Olinda vai curtir as travessuras do Menino Maluquinho, personagem criado pelo caricaturista e escritor Ziraldo Alves Pinto. Isso porque a cidade estará recebendo, na Vila Olímpica de Rio Doce, o projeto “Um Caminhão para Ziraldo”, que realizará gratuitamente duas apresentações do espetáculo “Quadrinhos de Ziraldo”, às 9h30 e às 15h30. A peça é inédita e integra arte corporal, música e literatura.
Na ocasião, além de assistir a apresentação teatral, as crianças receberão revistas com histórias do Menino Maluquinho e sua turma. O projeto é realizado pela Fundação Social da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
De acordo com os organizadores, o objetivo do projeto é levar ao conhecimento do público grandes nomes da literatura nacional, motivando o hábito da leitura e utilizando as artes cênicas como ferramenta de transformação social.
O projeto, que envolve artistas, produtores, figurinistas, cenógrafos, sonoplastas e técnicos, a cada ano elege um escritor brasileiro para transmitir a cultura nacional. Este ano, estará levando a magia, o sonho e a fantasia do mundo de Ziraldo para 15 estados do país, na perspectiva de alcançar um público de 250 mil espectadores.
O caminhão, que tem 14 metros de comprimento, 2,60 metros de largura e 4 metros de altura, é adaptado e equipado com modernos equipamentos de som, luz e telão para se transformar em um cenário teatral.
Escritor - Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Além de pintor, é jornalista, escritor, teatrólogo, chargista e caricaturista. O escritor de livros infantis explodiu nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira: A Turma do Pererê.
Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas, O Pasquim - um jornal não-conformista. Criou quadrinhos para adultos, como Super-mãe e Mineirinho - o Comequieto. Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, Flicts, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, video-game, Internet e cinema.

Por: Ana Paula Gomeze
13h00 - 05/06/2008

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...