7 de agosto de 2008

O envolvimento da comunidade escolar e a inserção de práticas de leituras impulsionam índice de aprovação em escola estadual

Na cidade de Brasiléia, fronteira do Acre com a Bolívia, o envolvimento da comunidade escolar e a inserção de práticas de leituras no cotidiano dos estudantes impulsionaram o índice de aprovação da escola estadual Coronel Manuel Fontinele de Castro.

Em 2007, a partir do desenvolvimento de seu plano de desenvolvimento escolar, o número de aprovação chegou a 88%. Outro resultado positivo conquistado pela escola foi a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), saindo de 3,2 para 3,9.Estes avanços somaram pontos para que a escola de Brasiléia estivesse entre as dez finalistas do Prêmio de Gestão Escolar 2008, promovido pela Secretaria Estadual de Educação. Cinco itens foram avaliados nos projetos apresentados: gestão participativa, ensino e aprendizagem, resultados, gestão de pessoas de recursos.

Para a diretora, Maria Cecília de Castro, a comunidade escolar tem papel preponderante no processo de elaboração de projetos, de gestão de recursos e de participação no dia-a-dia das crianças na escola, que atende a 546 alunos do Ensino Fundamental. “A aproximação e o convívio dos pais é fundamental para ampliar as condições de ensino e de aprendizagem”, destacou a coordenadora de ensino Deuza Pereira de Araújo. A principal ação desenvolvida pela escola refere-se ao projeto de incentivo a leitura, “Roda de Leitura”. Semanalmente os alunos participam de oficinas de leituras. Para a aluna Rana Carolina Pinheiro, de seis anos, estes momentos facilitam o aprendizado e envolve os alunos com as personagens das histórias. “A leitura faz a gente aprender mais. Aprendi a ler faz pouco tempo, mas já gosto muito”. “Gosto muito de estudar aqui, meus pais e a escola me ajudam a aprender a ler e escrever, e isso é muito importante”, finalizou Sávio Pereira de Freitas, aluno da 1ª série.

Fonte: ObeeC - Organização Brasileira de Educação e Estudos Contemporâneos

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