1 de agosto de 2008

Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa acontece até 02 de agosto

O Governo do Estado realizou ontem (31/07) a abertura da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Centro de Convenções, auditório Tabocas. O evento é do Conselho Estadual do Idoso, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e segue até sábado (02.08). O tema é "Avaliação da rede nacional de proteção e defesa da pessoa idosa: avanços e desafios".
Participam da solenidade representantes governamentais e não governamentais, dentre eles, Ana Amélia Camarano, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) em Brasília, o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Roldão Joaquim e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso Vicente Torres Mourão. Cerca de 400 delegados das conferências municipais, estaduais e convidados.
O objetivo da Conferência é avaliar o processo de reestruturação e construção da Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa - RENADI, identificando as metas cumpridas, os avanços e desafios do processo de implementação das políticas destinadas a garantir os direitos da pessoa idosa. Além disso, reafirmar, renovar e esclarecer os compromissos dos conselhos, conselheiros e da sociedade em geral com a terceira idade.
Na sexta-feira (01.08) e no sábado (02.08) haverá palestras, debates e grupos temáticos sobre assuntos relacionados ao cotidiano da pessoa da terceira idade como: direitos do idoso, violência, maus tratos, saúde, previdência social, educação, cultura, lazer e orçamento público. Também serão discutidas as prioridades, manutenção e ampliação do Estatuto do Idoso e realização de Plenária para debater as formas de captação de recursos para o atendimento dos serviços destinados ao idoso.
Pernambuco é o Estado onde a população com idade superior a 65 anos cresceu cerca de cinco vezes mais do que o todo. Enquanto o total de idosos no estado aumentou 6,8%, a população em geral avançou apenas 1,2%. O crescimento dos idosos em PE foi um pouco maior que o do Nordeste (6,5%) e do Brasil (6,4%). Os demógrafos estimam que em 2025 pela primeira vez o planeta terá mais velhos que crianças.
Entre 1991 e 2000 a população de Pernambuco 486 mil (Censo 2000). Na década de 80, vivia cerca de 48 anos em Pernambuco; passou para 62 anos em 90. Hoje, segundo o mais recente estudo do IBGE, alusivo a 2006, a média de vida em Pernambuco é de 67,9 anos.
Dos 184 municípios do estado, cerca de 69 possuem Conselhos do Idoso. Neles, vivem 283 mil pessoas com mais de 65 anos (em Pernambuco, são 486 mil, informa o Censo de 2000 do IBGE).
O conselho é um orgão principal do poder para elaboração das politicas publicas de defesa dos direitos dos idosos é um mecanismo de controle social, pois fazem parte do conselho organizações da sociedade civil tais como associações, clubes, sindicatos e federações de aposentados etc.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - www.sedsdh.pe.gov.br
Publicado em 01.08.2008

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...