12 de julho de 2006

Olinda sedia 1º Encontro de Economia e Religiões


A Prefeitura de Olinda, através da Coordenadoria de Assuntos Religiosos, realiza nesta sexta-feira (14), o 1º Encontro de Economia e Religiões. O evento acontece no auditório Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, a partir das 8h30. A entrada é franca.

O objetivo da coordenadoria é desenvolver ações que incentivem a geração de renda para a auto-sustentação dos espaços religiosos. De acordo com a coordenadora de Assuntos Religiosos, Dina de Oliveira, Olinda é uma cidade que enfrenta o desafio de promover o desenvolvimento econômico e social de seus habitantes. “Identificamos as comunidades religiosas como espaços com potencial para promover ações geradoras de emprego e renda”, explicou.

Durante o encontro serão discutidas algumas possibilidades relacionadas à geração de renda para atender as entidades religiosas e suas necessidades, através da comercialização de artigos e ajuda de grandes e pequenos investidores. Segundo Dina, os espaços religiosos ainda não oferecem livros, medalhas, imagens, guias, velas, entre outros artigos.

Inicialmente, a Prefeitura vai incentivar elaboração de projetos para atrair investidores. De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Irageu Fonseca, no encontro haverá exibição de painéis com experiências que deram certo em outros países. Além disso, serão realizados treinamentos de mão de obra para capacitação dos participantes.

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Acolhimento e de Inovação Empresarial de Olinda, que é fruto de um convênio de cooperação técnica da Prefeitura de Olinda e Studia Fórum de Guimarães – Portugal, em parceria com o SEBRAE.

PROGRAMAÇÃO
08h30 - Abertura0
9h30 Experiências européias no domínio da adaptação e utilização de edifícios históricos, religiosos e casas senhoriais para o turismo.
Moderador: Paolo Motta Coordenador do Projeto PAGUS - América Latina
Palestrante: Manuel Ferreira Administrador-Delegado da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) Guimarães, Portugal. Experiência em Portugal; Cidade de Narni, Itália; Cidade de San Tiago de Compostela, Galiza, Espanha
10h Debate
11h30 Intervalo - Café
11h45 - A Civilização do Açúcar no Nordeste Palestrante: Felipe Dantas-SEBRAE
12h10 Debate
12h30 - Intervalo Livre para almoço
14h - O Empreendedorismo, a formação e a cultura, no processo de revitalização social e econômica, em cidades patrimônio da Humanidade.
Moderador: Oswaldo Lima Neto Secretário SEPLAMA/PMO
Painel I - Uma proposta para a criação do Centro de Acolhimento e Inovação Empresarial em Olinda (CAIE) - Emanuel Leite, Pós-Doutor em Empreendedorismo.
Painel II - A experiência da STUDIAFORM em dinâmicas de apoio ao desenvolvimento local - Jerônimo Silva - Guimarães, Portugal.
Painel III Ponto de Cultura Religioso Sr. Adeildo Paraíso da Silva
16h Intervalo - Café
16h15 - Oportunidades de novas iniciativas geradoras de proventos, e possibilidades de fomento e de negócios, na criação e comercialização de artigos diversos de interesse local e turístico - Artigos religiosos (livros, CDs, imagens, velas, bijouterias, ervas, artesanato, etc.).
Moderador: Irageu Fonseca - Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico
Painel I - Palestrante: Manuel Ferreira AMAVE, Portugal Uma iniciativa, em preparação, na cidade de Guimarães, para a criação de uma cooperativa de prestação de serviços no domínio da produção e comercialização de bens musicais e religiosos de interesse turístico.
Painel II - A formação profissional no processo do desenvolvimento turístico - Albino Ferreira COMPENDITUR Guimarães, Portugal.
Painel III Fomentos e Negócios e agentes de financiamento - Sami Paiva - Secretário de Desenvolvimento Econômico.
18h Conclusão dos trabalhos e Encerramento

Fonte: Prefeitura Municipal de Olinda
Texto: Jamille Coelho
Arte: Rodrigo Cândido
17h06 - 11/07/2006

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...