25 de novembro de 2009

FAO promove concurso de pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional

Interessados em participar do II Concurso de Segurança Alimentar e Nutricional podem enviar seus artigos de pesquisa através do sitio web da Redsan.
O concurso selecionará e premiará cinco artigos de pesquisa originais, com prêmios de USS$ 500 a US$3 mil, e é promovido pela Rede de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (Redsan) com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp.
Os artigos inscritos serão analisados por um painel de especialistas e devem se inserir em uma das quatro áreas de pesquisa definidas nas bases do concurso: (i) impacto da crise econômica e financeira sobre a segurança alimentar e nutricional (SAN); (ii) metodologias e instrumentos para a medição e análise da SAN; (iii) temas emergentes (transição nutricional, biocombustíveis e mudança climática; e (iv) relação entre o enfoque da SAN e outros enfoques de desenvolvimento.
O prazo para o envio dos artigos é 31 de janeiro de 2010 e o anúncio dos ganhadores será feito em 15 de março de 2010. As bases completas do concurso estão disponíveis (em espanhol) em:
www.redsan.org/convocatoria.aspx.
Além do concurso, a Redsan também está promovendo, desde o dia 19 de novembro, o 1° Foro de Discussão Virtual da rede, que está discutindo a versão curta da Escala de Segurança Alimentar da América Latina e Caribe (ESALC).
"A escala é um instrumento sendo utilizado na região para termos medições atualizadas e diretas da insegurança alimentar. Contar com uma versão curta dessa escala nos permitirá aplicá-la em pesquisas de impacto político, como aquelas de opinião pública, e pesquisas realizadas com periodicidade definida, como as de emprego. Incluir a escala em pesquisas de emprego também nos permitirá capturar a dimensão transitória e sazonal da fome e poderá servir de alerta para anteciparmos problemas como a desnutrição infantil", disse o economista Jorge Ortega, especialista em segurança alimentar do Escritório Regional da FAO.
O foro durará duas semanas e os interessados em participar podem inscrever-se em:
http://km.fao.org/fsn/redsan-forum/es.

Redsan - A Redsan é uma rede de intercâmbio de conhecimento integrada por cientistas e profissionais de diferentes disciplinas relacionadas à segurança alimentar e nutricional. É uma iniciativa promovida pela FAO e que estreou seu portal web esse mês:
www.redsan.org .
Nesse portal, os integrantes da rede podem participar das discussões do blog, dos foros, e se inscrever no concurso. Também podem publicar suas pesquisas na base de artigos e informar;se sobre fundos de pesquisa, conferências, seminários e eventos.
Informação
Redsan - www.redsan.org Nepa/Unicamp - www.unicamp.br/nepa/
Assessoria de Comunicação
Lídia Maia: lídia.silva@fao.org, (+61) 3038 2270 (Representação da FAO no Brasil) Lucas Tavares: lucas.tavares@fao.org, (+562) 923 2176 (Escritório Regional da FAO)
Fonte:
Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...