16 de novembro de 2009

Alimentação Escolar mais Saudável

A escola deve ser um lugar de possibilidade de construção de relações de autonomia, de criação e recriação de seu próprio trabalho, de reconhecimento de sí, que possibilita redefinir sua relação com a instituição, com os alunos, suas famílias e comunidades. Nessa perspectiva incorpora-se ao currículo escolar diretrizes gerais para capacitação do aluno para realização de atividades produtiva para que ele possa "aprender para a vida" a tirar o seu sustento da própria terra. A escola, além de trabalhar conteúdos específicos, desenvolve projetos como horta para incentivar os alunos e comunidades escolares no cultivo e no consumo da hortaliça.

O estudo enfatiza a importância da alimentação saudável na merenda escolar, bem como o cultivo orgânico baseado na recuperação e conservação do solo. Os produtos plantados e cultivados sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos são sem dúvida um fator importante à saúde, considerados mais seguros ao homem e ao meio ambiente.

Os alimentos contêm nutrientes. Os processos que permitem a nosso organismo usar os nutrientes para seu crescimento e desenvolvimento e eliminar os restos não aproveitáveis constituem a nutrição. Pensando nisto, buscamos a horta para a implementação e enriquecimento da merenda com produtos cultivados dentro da nossa escola, além de criar novas maneiras de aproveitar bem os alimentos obtidos e assim incentivando à mudança de hábito alimentar. Portanto, observou-se que os alunos aceitaram bem as verduras implementadas na merenda escolar, essa avaliação foi feita a partir do momento que foi oferecida aos alunos.

Fonte.: www.escoladomfranciscocangas.blogspot.com

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...