1 de outubro de 2008

Gestão Participativa

Por Ernandes Macário*
Graduado em Gestão de Recursos Humanos
Coordenador do Programa Escola Aberta de Olinda
Diretor Técnico do IDEAS
Gestão Participativa - comportamento e motivação na administração pública
*A substituição nos métodos tradicionais de administrar pessoas, pela cooperação mútua tem sido o marco institucional na quebra de paradigmas na administração tanto pública, como privada.
Para a empresa pública ter o diferencial é preciso planejar e desenvolver projetos e parcerias sociais em diveras áreas temáticas, podendo gerar a sua sustentabilidade em outros segmentos da sociedade, e ainda, otivar pessoas.
A inclusão social tem uma grande importãncia para o desenvolvimjento da sociedade, pois as empresas devem investir nessa idéia de organização dos excluídos. Podemos citar aqui, alguns aspectos da compreensão do fator humanos nas organizações: o homem X o homem; o homem X o trabalho; e, o trabalho X o homem.
Essas são observações do comportamento e motivação na administração pública, que atualmente tem tomado fôlego nas discussões críticas, seja no meio acadêmico, seja pelos políticos e críticos da área.
veja ainda, alguns textos relacionados ao tema:
1. "o que é o trabalho", Suzana Albornoz
coleção passo-a-passo

2. Accetta, Cozendey & Zotes

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...