17 de outubro de 2008

Educação Integral

Por Ernandes Macário*
Toda escola esta inserida na comunidade com suas especificidades e talentos diversos, por isso entender a comunidade é muito importante para aquela escola. Pois ali está o elo entre essas diversidades.

Devemos ampliar o tempo e as oportunidades educativas de crianças e jovens que encontra-se dentro e fora da escola, ofertando atividades onde atores percebam que aquele espaço é sem duvida um espaço seu e da comunidade. Com atividades lúdicas, esportivas, culturais, de lazer e meio ambiente incentivando a troca dos saberes dos alunos, espaços em que vive e a população em geral. Descobriremos assim, os tesouros que estavam escondido.

A proposta de educação integral é justamente esta. A de fazer da escola um instrumento social na qual possa promover a integralidade entre todos. Através dessa educação poderemos pensar que todas as crianças de até, 08 anos possa estar alfabetizada, que os alunos do ensino regular possam conhecer o desconhecido, desenvolvendo habilidades que possam auxiliar no seu aprendizado preparando-o para protagonizar o mundo.

Promover o ensino integral cria condições nas trocas de saberes entre os diversos atores de uma comunidade. Garantindo uma educação intercultural, com um sistema dinâmico na garantia de direitos plenos.
Vamos poder investir mais e fazer com que este investimento possa ser bem geridos, dando a possibilidade de uma releitura do bairro e da cidade, enfim do território, com novas perspectivas de aprendizagens. Gantindo dessa forma, a democracia do ensino, respeitando e aprendendo com as diversidades.
*Ernandes Macário é assessor atualmente assessor técnico da Secretaria de Educação e Desporto de Olinda/PE, ex-coordenador do Programa Escola Aberta municipal, Diretor Técnico do IDEAS. Graduado em Administração com ênfase gestão de recursos humanos, pela Universidade Vale do Acaraú.

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