12 de maio de 2008

Macaxeira de Noca, praticamente um patrimônio de Olinda



Que talento, dona Noca!


“É só ir na casa de Noca // dançar toda a noite e cantar // até que o sol apareça // pra trabalhar”. É o que diz a letra de um frevo de Capiba, um dos vários gravados por Claudionor Germano. O intérprete explica: “Era uma casa na Encruzilhada, acho que não existe mais”.

Mas os pernambucanos contam com uma outra Casa de Noca, que há 27 anos fornece uma das melhores macaxeiras do Estado. O restaurante fica na Rua Bertioga, uma das travessas da Ladeira da Misericórdia, em Olinda.

O estabelecimento começou como um fiteiro na calçada, vendendo bebida para estudantes, até que um dia, a pedido de um dos alunos, improvisou uma macaxeira com carne de sol. De improviso em improviso, Eraldo Pereira abandonou o táxi que dirigia para tomar conta do novo restaurante. A mulher dele, Noêmia, batizou o lugar com o apelido dela: surgia a nova Casa de Noca.

Confira a receita do principal prato vendido no lugar: macaxeira com carne de sol.

Ingredientes (as quantidades são ao gosto do freguês):
- macaxeira
- carne de sol – de coxão mole ou de chã de dentro
- queijo coalho
- parmesão ralado
- manteiga de garrafa

Modo de fazer:
Descasque, lave e cozinhe a macaxeira. Quando estiver cozida, reserve e asse a carne em óleo bem quente. Se quiser, pode-se misturar um pouco de manteiga de garrafa no óleo. Tire os talos e parta a macaxeira em pedaços, regando com a mistura de óleo e manteiga. Salpique um pouco de queijo ralado e cubra com a carne frita.Em outra frigideira, frite o queijo em óleo quente, para não desmanchar. Coloque o queijo frito sobre a carne e sirva.


Contribuição:
da Redação do pe360graus.com http://pe360graus.globo.com/

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...