15 de fevereiro de 2008

Feira reúne arte neste sábado em Olinda

Oficinas, exposições, artesanato, apresentações culturais, além de atividades voltadas para o público infantil como recreação com palhaços, malabares, mágicos e pernas-de-pau marcam a I Feira do Saber e da Economia da Cultura Popular que será realizada neste sábado (16), das 9 às 22h, na Praça do Carmo, em Olinda. O evento, aberto ao público, contará ainda com shows dos grupos Senzala Show, Banda H2O, Embarca Som, Grupo Cocada, Maracatudo e da Serenata Luar de Olinda.
A I Feira do Saber e da Economia da Cultura Popular visa fortalecer a intersecção entre a cultura produzida na escola, comunidade e produtores populares na cidade patrimônio e acrescentar o olhar econômico na perspectiva da preservação destes elementos culturais que marcam a identidade de um povo. O evento é promovido pelo instituto de desenvolvimento e assessoria social (Ideas) em parceria com a prefeitura de Olinda, secretaria de educação e desporto de Olinda e Ministério da Educação. A feira encerra as atividades do "projeto escola de vocações - Olinda das belas artes" que acaba de formar 300 jovens em situação de risco social - com idades de 8 a 14 anos - de 12 escolas da rede pública municipal e estadual da cidade. Durante quatro meses eles foram contemplados com cursos de formação relacionados aos aspectos de construção de habilidades, possibilitando a qualificação social dos alunos antenada com a nova ordem econômica atual.
De acordo com o presidente do Ideas, Irageu Fonseca, o projeto é um importante instrumento de identificação de jovens talentos em núcleos comunitários com certo grau de identidade social.
Os ciclos de aprendizagem foram divididos em módulos temáticos: oficina de formação para a cidadania com práticas coletivas e comunitárias; oficina de formação profissional com práticas voltadas para a capacitação técnica; e de formação musical nas modalidades de canto, flauta doce e percussão. A entrega dos diplomas aos jovens será feita durante a I Feira do Saber e da Economia da Cultura Popular com solenidade a partir das 16h.

Fonte: Folha de Pernambuco (Digital)
http://www.folhape.com.br/folhape/materia_online.asp?data_edicao=14/01/2008&mat=81840

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...