7 de abril de 2012

Plano de segurança alimentar estimula a integração entre governo e sociedade civil

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, recebeu os novos membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) defendendo o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2012/2015. “Ele será nosso roteiro de trabalho pelos próximos quatro anos”, disse. Para ela, o plano estimula a integração entre governo e sociedade civil para promover acompanhamento, monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional no Brasil.

Na primeira Reunião Plenária da Gestão 2012/2013 do Consea, a secretária do MDS destacou também que o modo como o país trata o tema da alimentação tem gerado grande interesse da comunidade internacional. Maya lembrou quatro questões que o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano, tem levantado em suas apresentações: “Consolidação da produção sustentável e do consumo de alimentos; melhoria das condições de vida da população rural; sistema de produção agrícola e de alimentos mais justos; e proteção das famílias quanto às mudanças climáticas, produção e preços de alimentos”.

No mesmo evento, a conselheira Elisabetta Recine enfatizou que, nos últimos anos, o Consea tem auxiliado na construção de nova legislação, com a inserção no texto constitucional da alimentação como direito social e a Lei nº 11.346/2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), como exemplos de espaços formais para a ação do colegiado.

Fonte: Ascom/MDS

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...