15 de outubro de 2009

Cisternas melhoram vida no agreste de Pernambuco

No agreste de Pernambuco, onde a falta de chuva é um transtorno histórico, 35 municípios estão em situação de emergência. Mas algumas casas armazenam a água da chuva em um reservatório.

No agreste de Pernambuco, onde a falta de chuva é um transtorno histórico, 35 municípios estão em situação de emergência.

Mas nem toda a população dessa área tem o mesmo nível de dificuldades. E a repórter Karla Almeida conta por quê.

Dona Maria caminha um quilômetro todos os dias para conseguir água. Dois filhos de um agricultor beberam água suja e morreram de desidratação por causa da diarréia.

“Nós ia pra o cemitério com uma criança, aí ficava um doentinho em casa, enquanto nos ia enterrar um, aquela criançinha já tinha morrido”, disse o agricultor José Estevão de Lima.

Mas há algum tempo ele não vê ninguém ficar doente. A cisterna foi a solução. A tecnologia é bem simples. A água da chuva cai naquela calha, desce por um cano e fica armazenada no reservatório.

Dentro, há um filtro que retém as impurezas. Cada cisterna tem capacidade para 16 mil litros de água, o suficiente para abastecer uma família de 5 pessoas, durante oito meses.

A construção das cisternas faz parte de um programa coordenado pela ASA, articulação pelo semiárido, em parceria com organizações não governamentais. Os moradores ajudam. A meta é implantar um 1,3 milhão reservatórios no Nordeste. Em cinco anos, foram construídos 290 mil. Um número ainda pequeno.

“É importante que não somente a ASA, a sociedade civil e o governo, mas que também os municípios e os estados tenham a compreensão de maior aporte de recursos para construção das cisternas”, disse o coordenador da ASA Reginaldo Alves.

A melhoria da água foi comprovada por um estudo feito pela Fundação Osvaldo Cruz em parceria com a agência de saúde pública do Canadá.

“As pessoas que não têm acesso a cisterna tem duas vezes mais chances de ter diarréia”, explicou o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, André Monteiro.

Quem consegue ter uma, comemora. “Está 100% melhor, né? E facilita em muita coisa também”, disse uma mulher.

Fonte:

Jornal Nacional
Carla Almeida

15/10/2009

e ASA BRASIL

Nenhum comentário:

ÁGUA PRA GENTE

*por William Ferreira A água passa nos canos, mas não é para os canos. É para as pessoas, para os animais, para as lavouras, até mesmo...